quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trapalhada Coreana com sabor de Paelha


Uma total trapalhada é como podemos definir a primeira corrida de Formula 1 na Coréia do Sul no último domingo. Mais de 3 horas de corrida entre os atrasos, interrupções em Safety Cars, numa pista com drenagem péssima, areas de escapes inacabadas e nenhuma corrida de teste realizadas antes da chegada do bólidos máximos do automobilismo mundial. A chuva torrencial atrasou por cerca de meia-hora a movimentação dos carros para a primeira volta, que era totalmente imprevisivel, pois não se tinham parametros de corridas anteriores, pois era o primeiro evento no circuito coreano. Uma total forçação de barra da FIA aprovou o autodromo de YEONGAM pois interesses financeiros e politicos eram enormes, por muito menos corridas europeias foram banidas do circo, mas vamos ao que interessa, a corrida que levou Fernando Alonso ao topo do campeonato, sendo o único que pode vir a ser campeão no Brasil.
Largada em movimento após 18 voltas com Safety Car, novo recorde, tiveram como primeiro relampejo a ultrapassagem de Nico Rosberg sobre Lewis Hamilton na 1a. volta mostrando que a corrida seria movimentada. A corrida passou a ser mais interessante quando o líder da prova e segundo lugar na prova Mark Webber num total vacilo passa em cima da zebra e roda sozinho acabando sua RBR no muro e retornando a pista para abalroar Nico Rosberg que tentou a todo custo se desviar da Redbull sem controle, Alonso que vinha logo atrás de Webber ainda consegui se desviar e seguiu na prova. Para Berger, Webber tentou tirar mais alguém da prova ao voltar desgovernado cruzando a pista, mas a intenção não era Rosberg, mas sim Hamilton ou Alonso, pois poderia ter freado quando atingiu o muro sem necessidade de cruzar a pista como passageiro. Truli bate com Bruno Senna numa tentativa louca de ultrapassagem e fica sem o bico de sua Lotus, Di Grassi também é atingido e fica de fora da prova. Schumacher numa boa prova ultrapassa Jenson Button na 27a. volta e chega ao quinto posto. Button que foi o primeiro a tentar usar pneus intermediarios trocando-os na 29a. e foi ficando pra trás após a troca e terminou 12o. praticamente se despedindo do campeonato. Vettel e Alonso, líder e vice-líder entram juntos no boxes, mas a Ferrari decepciona  e perde um porca atrasando a troca de Alonso que volta atrás de Hamilton na 3a. posição, mas Hamilton colabora dando uma escapada da pista e Alonso retoma a 2a. posiçao. Na 46a. volta quando a prova estava praticamente definida, Alonso assume a ponta de repente, e na volta seguinte Sebastian Vettel vê seu motor explodindo na reta principal deixando a corrida toda pra Alonso, que chega a rodar 4s mais rápidos que os demais com pneus menos desgastados.
Barrichello que vinha numa boa corrida perde performance nas últimas voltas e perde posições assim como seu companheiro de equipe Hulkenberg, terminando em 7o. Alguensuari é o último a rodar na pista e a corrida termina com Massa completando o pódio e Schumacher beliscando um 4o. lugar. Agora a maré de sorte que contagiou Fernando Alonso poderá dar o tricampeonato ao Asturiano no GP do Brasil no próximo dia 7 em Interlagos, será que Felipe dará o título novamente ao seu companheiro de equipe como em 2007 ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário